A Prefeitura de Catas Altas inaugurou no último dia 28 de setembro a Sala de Recursos Multifuncionais, onde será oferecido Atendimento Educacional Especializado (AEE) a crianças com algum tipo de deficiência, transtorno global de desenvolvimento ou altas habilidades, comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais.
A Sala foi criada, em parceria com a Vale, através da Fundação Vale, com objetivo de proporcionar a estes alunos da educação inclusiva um trabalho complementar específico para que possam superar ou compensar suas limitações, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades.
“Esse é um sonho que hoje estamos realizando com muita alegria e satisfação, pois vamos atender a quem realmente precisa de mais atenção e de um acompanhamento mais de perto. É um sonho que vai ao encontro das necessidades do município ”, destacou o prefeito José Alves Parreira.
O espaço vai funcionar em horário contrário ao da classe regular e será agendado pela escola. Cada aluno terá um dia determinado pelo professor para atender às suas necessidades específicas. Antes de ser encaminhada à sala AEE, cada criança vai passar por uma avaliação do psicopedagogo e demais profissionais de ensino.
Durante a solenidade de inauguração, as psicopedagogas Elaine Rosa (da rede municipal), e Glauce de Melo, que é mãe de uma criança com síndrome de down, contaram um pouco das suas experiências.
Segundo Elaine, o atendimento especializado através da sala de recursos multifuncionais vai amenizar o sofrimento dos alunos que precisam de mais atenção. “A escola inclusiva tem que garanti a presença, a participação e a aquisição de conhecimento destes estudantes. E isso será conquistado em Catas Altas com a sala AEE”, explicou.
Já Glauce contou um pouco de sua experiência com seu filho, destacando como ele se desenvolveu depois que passou a frequentar a escola regular, o que considera de extrema importância tanto para os alunos quanto para os pais.
Segundo a secretária de educação, Renata Soares, a intenção de implantar o AEE no município é garantir uma pedagogia diferenciada capaz de identificar e satisfazer as necessidades destes estudantes, proporcionando-lhes condições de desenvolvimento e aprendizagem adequadas.
Em Catas Altas, a sala conta com computadores, jogos pedagógicos, brinquedos e outros materiais adaptados, inclusive com a utilização do braile.
Durante a inauguração, ainda foi entregue o certificado do curso sobre práticas de educação inclusiva que os educadores da rede municipal fizeram durante o primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as crianças com necessidades educacionais especiais têm o direito de receber educação na rede regular de ensino. “Ao implantarmos a sala de recursos multifuncionais, conseguimos atender a esta determinação da LDB, redimensionando a sua forma de organização e seu funcionamento para poder garantir plenamente uma educação inclusiva de qualidade”, explica Renata.
A Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) está localizada na Rua José Tomé – Centro.