O mês de outubro começou de maneira especial para muitas famílias são-gonçalenses. Na manhã de hoje (2), a Associação de Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (Aassgra) retomou as atividades da frente de trabalho, dando boas-vindas às 145 pessoas contratadas.
A Aassgra atua na geração de renda, oferecendo oportunidade de trabalho para a população. Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Juscelina Cláudia Teixeira Martins, a entidade oportuniza a capacitação dos participantes, buscando a integração com todos os programas municipais e envolve toda a comunidade, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias. “Os projetos da Associação surgiram da necessidade urgente em desenvolver ações destinadas ao amparo da população em situação de vulnerabilidade social do município, servindo de ferramenta eficaz de interação, disciplina, geração de renda, ocupação do tempo extra, cidadania, autoestima, entre outros”, relata a secretária.
A coordenadora da Associação, Bárbara de Figueiredo Neves, explicou que as atividades da instituição estavam paralisadas devido à mudança na legislação proposta pelo Marco Regulatório. “A Aassgra precisou passar por um processo de adequação, que foi exigido para todas as associações do país. Enfim, a documentação foi liberada pelos órgãos responsáveis e então agora podemos voltar com o seu funcionamento”, esclareceu.
Durante a cerimônia, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, demonstrou satisfação pela oportunidade de emprego gerada pela Aassgra. “Estou muito feliz de estar aqui hoje e poder contemplar essas 145 famílias. Estamos trabalhando forte com os distritos industriais para poder diversificar a economia e contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade. Podem ter certeza que vou continuar trabalhando para poder ajudar nosso povo cada vez mais”, afirma o chefe do Executivo.
Atuação
Os beneficiários contratados vão atuar em serviços importantes como limpeza urbana, cuidados com as hortas comunitárias, confecção de vassouras ecológicas, distribuição de impressos, confecção de camisas e tapetes, entre outros.
Izabelle Freitas (27) é um das funcionárias que vai trabalhar na fabricação das vassouras. Ela fala da importância do novo serviço. “Fiquei desempregada há muito tempo, estava passando por uma situação muito difícil. Ter uma oportunidade assim é muito gratificante, uma benção de Deus”.
Quem também compartilha da mesma opinião é Jhanafan Porto (25). Sem emprego há mais de um ano, ela comemora a inserção no projeto. “É muito bom poder trabalhar de novo. Uma experiência, um aprendizado novo é sempre interessante”.
Maria Souza da Cruz (60), ‘Dona Neném’, trabalhava cuidando da igreja de Santa Efigênia e agora vai zelar pela Matriz. “Essa oportunidade que o prefeito está me dando é uma coisa maravilhosa porque eu já estou caminhando para a terceira idade. Vou empenhar e dar o meu melhor”.