Alvo de muita discussão, o projeto de lei que proíbe lavagem de calçadas com água tratada em Itabira acabou não sendo votado na reunião desta terça-feira, 3 de outubro. O próprio autor, vereador André Viana Madeira (Pode), decidiu adiar a votação, após apontamentos feitos pelas comissões sobre detalhes jurídicos. Durante a reunião, André Viana afirmou que pretende voltar com o projeto nas próximas semanas, devidamente alterado.
Entre outros itens, a matéria prevê multa a quem desperdiçar água, caso seja flagrado em situação reincidente. A fiscalização ficaria a cargo da Prefeitura, bem como campanhas de conscientização pelo uso consciente. Na reunião de comissões da semana passada, alguns vereadores sugeriram que a ação fiscalizadora seja estendida também ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Nesta terça-feira, André Viana informou que, além de retificar o projeto, vai elaborar um anteprojeto visando à autarquia municipal.
Ficaram na pauta de votações, então, dois projetos: um que denomina rua e outro que dispõe sobre os relatórios contábeis da Câmara referentes ao mês de agosto. Ambos foram aprovados.
De volta ao trabalho
A reunião contou também com o retorno do vereador Allain Anderson Figueiredo Gomes (PDT), que estava ausente por questões de saúde. Ao ser saudado pelos colegas, Allain se emocionou e aproveitou para agradecer à família pelo apoio. “Quem tem família tem tudo”, disse. O vereador, que ficou seis dias internado em Belo Horizonte, passou por exames e descobriu um problema neurológico. Ele afirmou que o tratamento está sendo feito “de maneira simples” e que já está pronto para o trabalho.