As duas corporações divulgaram que, além dos cinco mortos, há outros 20 feridos, dois quais nove em estado grave. O autor da tragédia, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo ao próprio corpo, após cometer o crime, e morreu no hospital na tarde desta quinta-feira, segundo a PM. As causas do crime ainda não foram esclarecidas. Segundo o tenente-coronel João Aparecido do Nascimento, comandante do 51º Batalhão da PM, a situação gerou uma grande comoção na cidade.
Em virtude da gravidade do caso, foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no local, estrutura adotada para controlar os trabalhos de resposta a situações críticas. O coronel que comanda a 11ª Região de Polícia Militar acionou o comando-geral da PM pedindo apoio de aeronaves.
“Já existe avião do governo do Estado saindo de BH para Janaúba com retorno previsto para BH até o hospital João XXIII, o qual é referência em tratamento de queimaduras no Estado”, diz a nota da PM. O major Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros, informou que o João XXIII é o hospital mineiro de referência para atendimento a queimados, mas que o atendimento depende da avaliação individual de cada caso, por isso também há a possibilidade de enviar feridos para Montes Claros.
A Polícia Militar, inclusive, informou o encaminhamento de um dos feridos para Montes Claros às 12h20. A reportagem entrou em contato com a assessoria do Hospital João XXIII, mas ainda não há informações sobre a chegada de feridos em Belo Horizonte.
O crime aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, que fica no Bairro Rio Novo. Equipes de atendimento de saúde de cidades como Jaíba, Porteirinha, Mato Verde, Capitão Enéas e Montes Claros foram designadas para o local. Foi feito um chamado para apoio de médicos da região.
O governador Fernando Pimentel (PT) está a caminho de Janaúba. Ele estava cumprindo uma agenda em Aimorés e assim que soube do fato ele solicitou mobilização intensa das forças de segurança e saúde do estado. Ele deve chegar ao município no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas. O presidente Michel Temer se manifestou pelo Twitter prestando solidariedade às famílias das vítimas. A Prefeitura de Janúba decretou luto de sete dias na cidade por conta da tragédia. (informações do jornal Estado de Minas)