Itabira sediará neste sábado (07), o Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim, que será disputado por oito delegações no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro.
De acordo com o coordenador técnico da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), professor Márcio Rosa Guerra, a regra é que o torneio comece com os treinamentos oficiais, oferecidos pela cidade-sede. “Isso faz parte do ritmo da competição. Os treinamentos são oficiais porque é obrigatório a presença dos técnicos para que as crianças subam nos aparelhos. Além disso, os árbitros também já estarão presentes, avaliando informalmente os ginastas”. Os treinos começam na sexta-feira, das 17 às 20 horas e, no sábado, das 8 horas ao meio-dia. Em seguida, após o desfile de abertura, iniciam as disputas oficiais.
Os 190 atletas inscritos – 64 itabiranos – representam as equipes, além da Prefeitura de Itabira, das escolas Santo Agostinho de Belo Horizonte e Contagem, prefeituras de Betim e Contagem e, Sesi, Unileste e Usipa, ambas de Ipatinga. As competições serão em quatro aparelhos, trampolim, minitrampolim, duplo minitrampolime tumbling, disputadas nas categorias Mirim (7 e 8 anos), pré-infantil (9 e 10), infantil (11 e 12) e aberta (acima de 13 anos).
O torneio, segundo Márcio Guerra, é direcionado aos ginastas iniciantes. “Nosso objetivo é a inserção do aluno no esporte. Quando os torneios são na cidade, incentivamos a participação de todos para que a família também participe e, principalmente, para as crianças terem esperança no esporte. Além disso, é a partir daí que trabalhamos pontualidade e disciplina, fundamentais na ginástica”. Ainda de acordo com ele, os torneios nacionais de ginástica não são classificatórios. Sendo assim, para o coordenador Márcio Gerra, a prioridade não é o resultado. “A minha expectativa é que eles se sintam felizes, acreditem no esporte porque ele é o únicocaminho correto que temos para as nossas crianças”.