As homenagens ao poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade podem dar novos e importantes passos para o turismo cultural em Itabira. Pontos marcados pelos locais citados pelo escritor através das placas do Museu de Território Caminhos Drummondianos, podem ser ampliados e chegar em breve na zona rural do município.
Um estudo do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), analisa a viabilidade de ampliar as placas com os poemas de Drummond até o Distrito de Senhora do Carmo. Estudiosos apontam que a babá de Carlos Drummond de Andrade, Sá Maria, nascida no Distrito, é citada várias vezes pelo poeta em seus poemas, evidenciando a importância dela na vida do escritor. Além de ampliar o Museu de Território, o Comtur analisa reconstruir a casa da ex-escrava e babá.
O Museu de Território com placas do poeta foi criado em 1997, com 44 placas/poemas. Os pontos de maior atenção são: a casa onde Drummond morou, o Memorial projetado pelo arquiteto e amigo Oscar Niemeyer e o Centro Cultural Fazenda do Pontal, onde o poeta viveu parte de sua infância.
Para saber mais sobre o Museu de Território em homenagem ao poeta Drummond, entre em contato com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade: (31) 3835-2102.