Programação
Nessa trajetória de histórias para contar, também conquistamos o aumento de 50% no número de oportunidades na Escola a partir de 2013. Foram abertas vagas para alunos das redes estadual e privada há três anos, e, posteriormente, criado o curso de Formação Musical e Cultural, aberto a toda a comunidade. São muitos motivos para comemorar os 10 anos da Estação da Música, por isso, uma agenda que envolve várias atividades festivas, desde o dia 18 de outubro.
Na primeira semana, recitais de flautas transversais e alunos do Promusb, no Bar da Estação, e de piano e correpetição, na Igreja do Rosário, marcaram a abertura do evento. Além disso, na sexta-feira (20), o Concerto Minas Cantos e Encantos, com o Coro Sinfônico de Santa Bárbara e o Coral de Trombones e Tubas da Universidade Federal de Minas Gerais embalou a noite, num repertório com músicas do Clube da Esquina.
Criado durante as atividades da disciplina Oficina de Performance em Trombone, do curso de Música da UFMG, o Coral de Trombones e Tubas se dedica a um repertório erudito, tanto nacional quanto internacional. Os componentes são alunos da graduação, extensão, mestrado, ex-alunos, além de profissionais de orquestras e militares.
Esta semana a programação comemorativa continua com oficinas de chorinho, improvisação na guitarra e ritmos brasileiros no violão, e novos recitais. Hoje (25), o professor Ramon Costa também palestrou sobre o tema Ser músico – Os desafios e conquistas da profissão.
Encerrando as comemorações dos 10 anos da Estação da Música, nesta sexta-feira (27), um concerto com a Orquestra da Estação, o Coro Infanto-juvenil e o Coro Sinfônico de Santa Bárbara, às 20h30, na matriz de Santo Antônio, celebra a primazia de uma arte que, musicada, encanta.