Nesta quarta-feira (25), membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade de Santa Bárbara, a 75km de Itabira, e representantes da sociedade civil ligados ao comércio e associações, dentre outros setores turísticos, se reuniram para a 3ª e última Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Turismo.
Na ocasião, foram discutidos todos os pontos dos seis eixos estratégicos definidos na 2ª Oficina, em 17 de agosto, a fim de criar propostas para orientar as ações de desenvolvimento do turismo de Santa Bárbara. Lembrando, que, os eixos são: infraestrutura (geral e turística); legislação e normatização; regionalização; segmentação do turismo; capacitação e qualificação; promoção e apoio à comercialização.
Cada ação desta está dividida em critérios de atuação: urgente (até um ano), médio prazo (até quatro anos), longo prazo (acima de quatro anos) e simples resolução. Diante disso, o Comtur se reunirá na segunda quinzena de novembro para aprovar as propostas, referentes a cada ponto, definidas durante essa 3ª Oficina de Elaboração do Plano.
Além disso, foi comunicado, nesta ocasião, que o inventário turístico do Município já foi inserido no Portal Minas Gerais, e terá as informações avaliadas pela Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro (Aco) e, posteriormente, pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para aprovação. A previsão é que esses informes estejam disponíveis, publicamente, em dezembro.
Histórico
O Conselho Municipal de Turismo se reuniu pela primeira vez no dia 19 de junho, momento em que foram empossados os conselheiros e a diretoria, composta por presidente (Thalles Araújo Carneiro), vice-presidente (Luiz Antônio da Silva) e secretária (Neide Maria da Silva). No dia 29, deste mesmo mês, aconteceu a segunda reunião do Conselho para tratar de deliberações do Regimento Interno e indicação de nomes dos participantes das oficinas de construção do Plano Municipal de Turismo.
A 1ª Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Turismo aconteceu no dia 27 de julho, e reuniu conselheiros e representantes da sociedade civil para pontuar os quesitos que cada um considerava pertinente de ser explorado, a fim de desenvolver o turismo local.
A 2ª Oficina de Elaboração, no dia 17 de agosto, foi marcada pela construção das diretrizes estratégicas do Plano e priorização das ações. A partir disso, foram definidos seis eixos estratégicos: infraestrutura (geral e turística), legislação e normatização, regionalização, segmentação do turismo, capacitação e qualificação, promoção e apoio à comercialização.
A 3ª e última Oficina detalhou as propostas de ação, dentro de cada ponto estabelecido nos seis eixos, para aprovação do Comtur na próxima reunião.