Um grupo de moradores do Residencial Buena Vista, em Goiânia, invadiu, no sábado (28), o reservatório da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para encher baldes, depois de ficar mais de oito dias sem abastecimento nas residências. Um vídeo mostra o momento em que dezenas de pessoas escalam uma caixa da empresa para buscarem água (veja acima).
Na gravação, um morador, que não quis se identificar, fala sobre o sofrimento enfrentado pela população e do desespero de quem mora no bairro e não consegue realizar as atividades domésticas ou de higiene pessoal.
“Olha aí a ‘sofrência’ do Buena Vista! Vocês estão vendo aí? Falta de água!”, exclama o morador.
Em nota à TV Anhanguera, a Seneago informou que o reservatório invadido pelos moradores está em fase de recuperação e que o abastecimento deveria ser restabelecido ainda na noite de sábado.
O caso ocorreu na manhã de sábado, As imagens mostram os moradores subindo as escadas dos reservatórios com baldes e bacias para serem enchidas de água. A gravação mostra que, enquanto os moradores sofrem com a falta d´água, a caixa da Saneago no bairro estava cheia.
“Está tudo cheio de água. Então eu quero saber por que a Saneago não libera água para a gente, qual é o problema?”, desabafou a auxiliar de serviços gerais Rita de Almeida.
A cabelereira Patrícia Nunes conta que paga uma conta cara para a empresa todos os meses e pede melhoria no serviço. “Eu acho uma humilhação. A gente paga nossas contas em dia. Não é barato, vem uma taxa enorme de esgoto cobrando junto. Então, eu acho isso aqui uma humilhação”, desabafou.
Em um condomínio do bairro, 112 famílias estão desesperadas com a falta de abastecimento. A dona de casa Débora Silva disse que não aguenta mais ficar com a casa suja e sem conseguir dar banho na filha, que é deficiente física.
“Não tem como você lavar uma vasilha, não tem como você lavar roupa, não tem como limpar a casa, nem dar banho na minha filha que é deficiente não tem como”, afirma.
A servidora pública Elisângela Rezende conta que a atitude extrema de invadir o reservatório foi tomada por conta do “desespero” com a falta no abastecimento. Ela teme que os moradores, além de ficarem sem água, sejam criminalizados pelo fato.
“Eu ainda tenho esse receio, de que possam nos responsabilizar de que estamos roubando a água deles ainda”, revelou.
Pedido de racionamento
O Ministério Público de Goiás recomendou à Agência Goiana de Regulação de Serviços Públicos (AGR), que estabeleça regras para um racionamento de água nos locais atendidos pelo Sistema Meia Ponte. Caso aceite a recomendação, a AGR tem até a próxima quarta-feira (1º) para começar o racionamento. A Agência informou à TV Anhanguera que espera ser notificada oficialmente pelo MP-GO para que tome a decisão. (Informações TV Anhanguera)