O Circuito Sarau Essência chegou a sua terceira edição, na noite deste domingo (29), na praça do bairro Campestre, em Itabira, promovendo um encontro de gerações da música Rap.
Mesmo com a chuva tentando atrapalhar, o público compareceu e como de costume deu um show junto aos artistas Itabiranos. Por volta das 18:30 o primeiro a se apresentar foi Thurrá. Logo após Manu Nvs subiu ao palco e lançou o mais novo grupo de Rap de Itabira o DNA a cria, grupo este composto por crianças de 9,10 e 11. Levando uma mensagem gospel para o público o grupo Palavra Sagrada mostrou sua poesia com temas relevantes sobre a sociedade como um todo. Nascido no bairro Campestre o Mc Mk fez seu papel dentro de casa, encerrando o primeiro bloco das apresentações o grupo Segundo Horizonte fechou com chave de ouro.
Logo após deu inicio ao intervalo de uma hora devido à missa da Igreja católica que fica ao lado da praça, momento esse que o público pode se deliciar na praça de alimentação com os foodtrucks de hambúrgueres, bebidas entre outros.
Dando retorno ao segundo tempo do Sarau Essência o Grupo Contra Correnteza mostrou sua poesia com conteúdo e letras elaboradas, Tomate assumiu o Beat Box e fez a junção com músico Itabirano Jessé, uma mistura de música clássica ao som do violino e o beat Box. Também subiram ao palco do sarau essência os grupos, Trash Gang, Kamaco Mob e para fechar a noite a crew Pelo reino finalizou a noite.
Toda a discotecagem do evento ficou por conta do Dj recruta, Lukinha DDG fez toda a cerimônia do evento juntamente com Thiago Skp.
O projeto chegará a sua última edição de 2017 em novembro, o encerramento das atividades será na praça do bairro João XXIII, com o patrocínio da Codemig por meio Governo de Minas o projeto vem democratizando acesso aos bens culturais e descentralizando as atividades.