A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), que vai até domingo, no Expominas, na capital, está gerando contratos para as empresas e também empregos. O universitário Marcus Tavares, 20, foi contratado para a área comercial da Smartalk, durante o “The Jobs Brasil”, realizado nessa quinta-feira (2) pela Gama Academy. “O nome é uma brincadeira com o (programa de TV) ‘The Voice Brasil’. Colocamos seis representantes de empresas de tecnologia de costas para avaliar 20 candidatos e 18 foram contratados”, conta o CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira. A Gama oferece cursos nas áreas de tecnologia, design, marketing e vendas, que preparam jovens para o mercado de trabalho. “O nome vem dos raios gama, que transformam o Hulk, porque transformamos os alunos em profissionais fortes”, explica Junqueira.
“Na Gama, recebemos tarefas que precisam ser realizadas em prazos apertados. Aprendemos a trabalhar sob pressão”, conta Tavares. A psicóloga recém-formada Renata Teixeira, 23, que também foi admitida no “Jobs Brasil”, para a área de recursos humanos da Smartalk, critica o modelo de ensino que recebeu. “As faculdades estão muito longe do que as empresas buscam”, afirma.
O CEO da Smartalk, especializada em conteúdo, design e treinamento de executivos para apresentações corporativas, Rodrigo Moreira, busca profissionais não convencionais. “Estava cansado de contratar headhunters que nos traziam pessoas com um discurso de mercado tradicional. Fizemos essa parceria com a Gama porque queríamos pessoas que soubessem falar em público com desenvoltura”, explica.
A Arena Experience da Finit também abriu o mercado de trabalho para Nathan Azevedo, 17, aluno do Senai de São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas. Ele estava na Feira apresentando seu projeto de borrifador de óleo de eucalipto automatizado, controlado por aplicativo, que combate um ácaro parasita da abelha. “Vi o Nathan explicando um mecanismo complexo para uma criança com uma fluência e naturalidade que me encantaram. Esse é o professor do futuro”, conta a empresária Débora Oliveira Lana, da escola de robótica Dhell, que chamou Nathan para ser instrutor na sua escola. “Quero continuar trabalhando com robótica e desenvolver meu negócio”, afirma Nathan.
Software de gestão ganha R$ 500 mil no Shark Tank
A Startup Saipos, que disponibiliza um sistema de gestão para restaurantes, que usa *inteligência artificial para oferecer informação de forma mais rápida e simples para o cliente, foi a vencedora da edição do Shark Tank Brasil (Negociando com tubarões) que aconteceu nessa quinta-feira (2) na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). “Vamos usar essa verba para investir no comercial da empresa e em melhorias para o sistema”, afirma Anderson Onzi, um dos sócios da Saipos, que já foi acelerada pelo Seed. *O poder do conhecimento: A IBM mostra como a inteligência artificial está transformando diversos setores Patrocinado
O Shark Tank é um programa de TV onde empreendedores de sucesso avaliam negócios emergentes. Nessa edição, os “tubarões” foram o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, e a presidente da Gávea Angels, grupo brasileiro de investidores anjo, Camila Farani.
“Acho importante ter uma proposta concreta de negócio, caso da Saipos, e colocar a ideia em prática. Temos que parar de falar em startups, em projetos. Temos que sair do vestiário e entrar em campo”, afirmou Caito Maia sobre a escolha da Saipos. (O Tempo)