Alunos
Na primeira fase, os estudantes – nove no total – participaram de uma oficina ministrada no Plenário e aprenderam, na teoria, como se sucedem os trâmites legislativos. Em seguida veio a parte prática: cada integrante acompanhou um dia da agenda de um vereador, dentro e fora do gabinete. As atividades incluíram reuniões ordinárias, visitas a comunidades e entrevistas à imprensa.
Luana Rayane Dias, que participou da agenda dos vereadores Neidson Dias Freitas (PP) e Reinaldo Soares Lacerda (PHS), gostou da experiência. “Aprendi muito com eles sobre o andamento dos projetos aqui dentro”, disse. Na opinião do vereador Reinaldo Lacerda, o “Autoridade por um Dia” é um projeto que deve ter continuidade. “Política é para pessoas sérias e precisamos da participação dos jovens”, declarou.
Para o presidente Neidson Freitas, iniciativas como esta fomentam o interesse da juventude pelos assuntos coletivos. “Com foco na educação e na formação dos jovens, teremos cidadãos cada vez mais conscientes e engajados nas causas sociais. Só assim vamos mudar a realidade do nosso país”, afirmou o presidente.