A cidade de Santa Maria de Itabira, a 33km de Itabira, na região leste do Estado, distante 140km da capital, vai transformar a Comunidade Quilombola do Barro Preto em uma ambiente festivo pronto para receber turistas e alunos de escolas públicas nas comemorações do mês da Consciência Negra. Entre os dias 17 e 20 de novembro, a cidade promove o Festival Santa-mariense de Cultura Afro – FEST AFRO, com amplo envolvimento da comunidade, buscando mostrar a história e as tradições, passadas de geração para geração, que influenciam os descendentes dos escravos do período colonial brasileiro.
A comunidade Quilombola do Barro Preto, cuja história remonta a segunda metade do século XIX, se desenvolveu a cerca de 5km da área urbana da cidade e vem transmitindo, por via oral, as tradições culturais e culinárias de seus ancestrais para as novas gerações. Todo esse manancial histórico vai ser mostrado aos visitantes, durante o período do FEST AFRO, em apresentações e oficinais montadas pela comunidade.
Além disso, engrandecendo ainda mais o evento, apresentações e workshops com expressões do pensamento e da cultura negra vão marcar o festival. No sábado, dia 18, o consagrado grupo Meninos de Minas integra o evento com sua irreverência e conteúdo de forte raiz cultural. A cantora Maíra Baldaia vai abrilhantar o domingo com uma roda de ideias com a comunidade e show encerrando a programação do dia. Já na segunda, Dia da Consciência Negra, é a vez do Barro Preto receber um artista completo e de renome internacional como expressão cultural e como ativista negro, o inigualável Maurício Tizumba.
Com uma programação que privilegia tanto o conhecimento histórico, religioso e cultural sobre a comunidade, quanto a diversão por meio da boa música, culinária típica e apresentações diversas, o Festival Santa-mariense de Cultura Afro – FEST AFRO, promete estabelecer um novo marco de valorização da identidade quilombola na cidade e região.
Durante os dias do evento, haverá comercialização de comidas e guloseimas típicas da comunidade, inclusive iguarias para almoço. Também haverá venda de produtos artesanais para decoração e bijuterias.
As escolas das redes pública e particular das cidades vizinhas poderão agendar visitações de seus alunos, para a sexta-feira (17) ou segunda-feira (20), diretamente com a direção da Escola Municipal Padre Estevam Viparelli, localizada na comunidade, pelos telefones 31 99646-2770 / 99306-4274 / 99647-9993.
As visitas terão um custo simbólico de 2 reais por pessoa, cuja arrecadação será revertida integralmente à associação de moradores da comunidade para a continuidade das obras da sede da entidade.
Fique atento à programação:
17 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA
A partir das 9h – Visitação escolar com programação da comunidade
18 DE NOVEMBRO – SÁBADO
15h Workshop “Identidade Negra” – Meninos de Minas
16h30Encontro de Capoeira
19h Show “Comunidade em Cena”
20h Show com Meninos de Minas
19 DE NOVEMBRO – DOMINGO
12h Almoço com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas
14h Encontro de Batuque
15h Workshop “Musicalidade Negra” – Maíra Baldaia
16h Roda de Samba – Grupo Supremacia
20h Show com Maíra Baldaia e Banda
20 DE NOVEMBRO – SEGUNDA-FEIRA
09h Visitação Escolar
12h Almoço Com Pratos Típicos – Apresentações Artísticas
15h Missa Conga
18h Show de Encerramento com Maurício Tizumba