Começou
Os organizadores do evento e especialistas em varejo ouvidos esperam mais um recorde de vendas e alguns arriscam até um faturamento superior ao do Natal, com consumidores aproveitando para antecipar as compras.
![Hipermercado em São Paulo antecipou a Black Friday de 2017 para a noite de quinta-feira (Foto: Celso Tavares/G1) Hipermercado em São Paulo antecipou a Black Friday de 2017 para a noite de quinta-feira (Foto: Celso Tavares/G1)](https://s2.glbimg.com/EtMMfcjFvT78RgX4DSydwqVkhwU=/0x0:1900x1267/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/c/q/sRtulrRYSaCFNtoZp2Xg/132a2750.jpg)
Hipermercado em São Paulo antecipou a Black Friday de 2017 para a noite de quinta-feira (Foto: Celso Tavares/G1)
Mas eles ponderam que, apesar de uma ligeira melhora da confiança e do cenário macroeconômico em relação à edição de 2016, ainda não dá para falar em uma “Black Friday da retomada” e muitas empresas devem aproveitar a data para tentar desovar produtos encalhados.
Para dar conta do movimento, algumas lojas diluíram as promoções em mais dias, abrem mais cedo nesta sexta (até mesmo de madrugada) e têm “operações de guerra” para entregar os pedidos feitos online.
Os entrevistados destacam o aumento da procura dos consumidores por descontos em viagens e serviços, além de produtos inusitados como pneus. Os campeões de busca, porém, continuam sendo os eletrônicos– categoria na qual não dá para se esperar promoções extravagantes.
A visão de que o evento amadureceu e o setor está mais preparado para encará-lo é compartilhada por outros especialistas.
Em 2013, 8,5 mil queixas de consumidores foram registradas durante a Black Friday no ReclameAqui. Foi o primeiro ano em que o site fez esse monitoramento. Em 2014, as reclamações explodiram para 12 mil. No ano passado, o número reduziu para 2,9 mil.
Efeito menor no mundo físico
![Consumidores avaliam oferta de televisão na Black Friday, em São Paulo (Foto: Celso Tavares/G1) Consumidores avaliam oferta de televisão na Black Friday, em São Paulo (Foto: Celso Tavares/G1)](https://s2.glbimg.com/WMzXQb_mHioOuFZiEgp5VXN042g=/0x0:1900x1267/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/N/W/NNcVchSQCkHZl9mEBVEw/132a2737.jpg)
Consumidores avaliam oferta de televisão na Black Friday, em São Paulo (Foto: Celso Tavares/G1)
A data de promoções coletivas já a segunda mais importante no calendário das lojas online, atrás apenas do Natal, mas ainda perde para o Dia das Mães no varejo físico. (Com G1)