O acesso era obrigação. O título, até então, um sonho, já que o Internacional era apontado como o grande favorito. Mas, o América contrariou as projeções e conseguiu terminar o ano atingindo as duas metas na Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o retorno à elite do futebol brasileiro garantido desde a 36ª rodada, restava ao alviverde buscar o bicampeonato nacional da segunda divisão. E ele veio ontem, na Arena Independência, com a vitória por 1 a 0 sobre o CRB-AL.
O herói do título foi o zagueiro Rafael Lima, que há um ano atrás atuava pela Chapeconese e por causa de uma lesão acabou cortado da deleção do voo que se acidentou na colômbia. Ele marcou o único gol da partida que fez o Coelho chegar aos 73 pontos, dois a mais que o Internacional, que ontem venceu o Guarani por 2 a 0.
O América começou o jogo pressionando o CRB, mas cometendo muitos erros de passe e sem conseguir sair da marcação da equipe alagoana, que tinha uma proposta de tentar surpreender nos contra-ataques e ainda fazia cera para tentar diminuir o ritmo da partida.
Para complicar a situação do América, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, com apenas 26 min de jogo, o Internacional já vencia o Guarani por 2 a 0, resultado que naquele momento garantia à equipe gaúcha o título da Série B.
As melhores oportunidades do Coelho no primeiro tempo saíram nos minutos finais. Aos 45 min, o atacante Bill fez boa jogada individual e tocou para o meia Ruy, que acertou a bola no travessão. Nos acréscimos, aos 48 min, o atacante Luan recebeu dentro da área e bateu na rede pelo lado de fora
Na volta do intervalo, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade do passe e dar mais velocidade ao ataque, o técnico Enderson Moreira tirou o meia-atacante Felipe Amorim para a entrada do meia Renan Oliveira.
O América se arriscou ao ataque em busca do gol, mas deu espaço para o CRB, que no contra-ataque, aos 9 min, quase abriu o placar. O atacante Neto Baiano foi lançado, tocou na saída do goleiro Fernando Leal, mas o zagueiro Messias chegou a tempo de evitar.
Depois de levar um susto, o América acordou no jogo e voltou a pressionar o CRB em busca do gol, que para o desafogo da torcida acabou saindo aos 20 min. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Rafael Lima apareceu entre os zagueiros alagoanos para deixar o Coelho em vantagem.
No grito de sua torcida, que pedia “vamos para cima deles”, o América continuou pressionando o CRB em busca do segundo gol, que quase saiu aos 28 min em uma bola finalizada no travessão pelo lateral-direito Norberto.
O Coelho ainda perdeu grande chance de ampliar aos 41 min, com o lateral-esquerdo Giovanni, que perdeu um gol debaixo do travessão, mas nada que estragasse a festa dos mais de 22 mil torcedores no Horto, que após o apito final comemoraram o título aos gritos de “bicampeão”. (Do SuperFC)