A reunião da Câmara Municipal de Itabira, realizada em Ipoema nessa terça-feira, 28 de novembro, discutiu diversos problemas locais, mas também trouxe boas notícias. Uma delas foi um recurso anunciado pelo presidente da Câmara, Neidson Dias Freitas (PP), para a reforma de quadras de esporte em Ipoema, Senhora do Carmo e Itabira.
Neidson conseguiu R$ 270 mil junto ao Ministério dos Esportes, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Fernando (PP). A previsão é que o processo de licitação para o início das obras seja aberto no começo do próximo ano. “Digo que Itabira não é mais aquela cidade com recursos em abundância. A crise está aí, a arrecadação não para de cair, e precisamos nos valer do bom relacionamento que temos para buscar recursos fora”, declarou Neidson.
Reivindicações
Marcada pela participação intensa da comunidade, a reunião contou com cinco pessoas inscritas para usar a tribuna: Tatiana Gavazza, integrante da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual; José Ignácio Vieira, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Itabira na década de 1970; Zilma Rosa, presidente da Associação Comunitária do Maná e Adjacências; Odirley Lisboa Batista, diretor da Escola Estadual Professor Manoel Soares; e José Pedro David, presidente da Associação dos Moradores de Ipoema.
Com exceção de Tatiana Gavazza, que falou sobre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, os demais oradores, de maneira geral, fizeram reivindicações diversas, como melhorias de estradas rurais, manutenção de pontes, limpeza no distrito, transporte de pacientes, dentre outras ações. O ex-vereador José Ignácio, inclusive, sugeriu a criação de um conselho para escolher o administrador do distrito.
Sobre as estradas de terra, principal reclamação dos moradores, o líder do governo, vereador Allain Anderson Figueiredo Gomes (PDT), disse que Itabira tem mais de 1700 km de vias secundárias, o que dificulta a ação do Executivo – ainda mais no período de chuva. Ele informou, contudo, que a situação será repassada ao prefeito.
O vereador Reinaldo Soares Lacerda (PHS) sugeriu o asfaltamento dos pontos mais críticos das estradas rurais, principalmente os morros. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Obras tem o levantamento das áreas que mais demandam atenção. A respeito do transporte de pacientes, o vereador André Viana Madeira (Pode) disse ter recebido a informação de que o problema será solucionado.
Pauta enxuta
Na pauta do dia, os parlamentares aprovaram em bloco oito projetos de lei de autoria do vereador Rodrigo Alexandre de Assis Silva, Diguerê (PV), que nomeiam ruas no loteamento Fazenda do Lago. Conforme o presidente, a pauta enxuta propositalmente teve como objetivo dar espaço à participação da comunidade. Afinal, as reuniões nos distritos visam debater temas locais e aproximar a Câmara do cidadão.