O Google lançou nesta terça-feira (5) o Files Go, aplicativo para controlar o armazenamento interno de smartphones. Em poucos passos, é possível excluir arquivos dispensáveis para evitar que o aparelho trave por falta de espaço.
O programa é outro desenvolvido pela empresa para atender consumidores de países emergentes. Na semana passada, o Google já havia anunciado o Datally, que gerencia o gasto de internet móvel pelo celular.
Disponível apenas para celulares que rodam o sistema operacional Android (a partir do Lollipop 5.0), o Files Go estava em fase de testes desde novembro deste ano.
Nesse primeiro momento, os brasileiros foram os testadores mais ativos. Conseguiram liberar, em média, 1 Gigabyte em seus celulares após usar o app.
Algumas soluções presentes no aplicativo já eram fornecidas por serviços de outras empresas ou estavam presentes no Android, mas de forma descentralizada.
Controle
Ao instalar o Files Gom, o aplicativo faz um diagnóstico do espaço útil e quanto dele já está sendo ocupado –esse recurso está presente em boa parte dos smartphones. Antes de tudo, ele permite que o usuário veja quais programas mais consomem memória interna.
Limpeza
A partir daí, o Files Go começa a sugerir ações para poupar espaço, como sugerir:
- excluir aplicativos não usados nas últimas semanas;
- apagar o cache (arquivos salvos na memória) de aplicativos;
- deletar de arquivos grandes e imagens repetidas.
Transferência
O aplicativo possui ainda um sistema de transferência de arquivos que não usa dados de celulares e funciona apenas para celulares próximos um do outro. Trocas de dados com essas características geralmente são feitas por Bluetooth.
O Files Go, no entanto, cria uma rede própria, rápida e criptografada entre os dois aparelhos envolvidos. Isso faz com que os envios sejam mais ágeis. A velocidade pode chegar a até 125 Megabits por segundo.