Uma das maiores empresas de laticínios do Estado, a mineira Itambé Alimentos, anunciou oficialmente a venda de 100% da companhia para a francesa Lactalis, que já atua em diversas marcas no país, como Batavo, Elegê e Parmalat.
Segundo comunicado da Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas (CCPR), que controlava todas as ações da companhia, o grupo continua como parceiro da empresa francesa, mas agora com um contrato de fornecimento de leite de longo-prazo.
Para efetivar a negociação, a CCPR exerceu antes a preferência do poder de compra de 50% da Itambé, que pertencia ao grupo J%F, dos irmãos Batista. A empresa havia sido negociada pela mexicana Lala, que adquiriu a marca Vigor, detentora dessa porcentagem da Itambé, mas havia uma cláusula de que a cooperativa tinha preferência na recompra.
Após adquirir os 50% da empresa, a CCPR então passou a controlar a totalidade da Itambé, efetivando a venda para a companhia francesa.
O valores da negociação não foram revelados. Para efetivação da venda, o negócio ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Portal HD