Já se faz a contagem decrescente para a entrega dos prémios da Academia Europeia de Cinema, que este ano estão de volta a Berlim.
Enquanto se dão os últimos retoques para a cerimónia deste sábado, o presidente da Academia, o cineasta alemão Wim Wenders, relembra nesta 30ª edição a ideia original do evento: unir uma Europa em tempos dividida pela Cortina de Ferro.
“Desde o início que não demos tanta importância à cerimónia de prémios, como se fosse apenas: ‘E o prémio vai para’… Queríamos que todos os nomeados se sentissem honrados e queríamos que fosse uma celebração do cinema europeu”, afirmou o conhecido realizador à Euronews.
Para esta cerimónia há já dois vencedores conhecidos. A atriz e realizadora franco-americana Julie Delpy, de 47 anos, vai ser distinguida com um prémio honorário pela sua contribuição para o cinema.
Além da participação em mais de 30 filmes, Julie Delpy destacou-se também na adaptação de argumentos e na realização de seis longas metragens.
https://twitter.com/EuroFilmAwards/status/939207577342275584
O outro vencedor anunciado é o cineasta russo Aleksandr Sokurov, que vai receber o prémio honorário pela sua carreira. Com mais de 30 anos na indústria cinematográfica, Aleksandr Sokurov conta diversos prémios em festivais internacionais.
Já entre os filmes a concurso, o favoritismo recai na obra “The Square”, do realizador sueco Ruben Ostlund, que com a sua sátira ao mundo da arte contemporânea alcançou cinco nomeações.
Os mais de 3000 membros da Academia Europeia de Cinema já depositaram os seus votos. (Euronews)