Cerca de 48 horas depois do vereador Allain Anderson Figueiredo Gomes (PDT), anunciar que não será mais o Líder do Governo na Câmara Municipal de Itabira, alguns nomes começam a ser cogitados para assumir a posição de representante direto do Governo do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PDT), no Legislativo.
O substituto de Allain Gomes ainda não foi definido, mas dois vereadores já declararam interesse em ocupar a função. O primeiro deles, o vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” (PV), trás a experiência de ter defendido o ex-prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), na Legislatura passada, e foi por duas vezes o presidente da Casa. Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão” (Podemos), que exerce seu primeiro mandato, também se “candidata”, a vaga deixada por Allain Gomes.
Segundo Allain Gomes, a sua saída já havia sido acordada desde o início do ano e faz parte do planejamento do governo, em dar oportunidade para outro vereador. “Não continuo em 2018, não está oficializado isso ainda, mas teremos outro nome. Não pode se especular [o novo líder] não tenho conhecimento, mas se precisar continuaremos aqui. Independente de como for estaremos com o governo defendendo as coisas boas e certas para a cidade”, disse o vereador.
Em relação as expectativas para o ano que vem, Allain Gomes disse que “será um ano difícil”, mas com grandes possibilidades de melhoria em 2019. A queda na arrecadação e a dívida herdada pelo governo anterior, disse ele, são os principais fatores que continuam prejudicando a melhora do cenário.
O fechamento de 2017, destacou o vereador, será melhor do que o de 2016. Segundo ele, a prefeitura não termina o ano com saldo negativo que poderá impactar de forma positiva no ano que vem, mesmo com a queda na arrecadação.
“Temos um déficit no orçamento em R$80 milhões, mas vamos começar 2018 com déficit zero, iniciamos este ano com o déficit de mais de 8 milhões. Será um ano difícil, mas não como em 2017, com perspectiva de melhora no final do ano e em 2019 Itabira volta a ser o que sempre foi”, concluiu.