A mineradora Vale pode ter uma dívida que pode chegar a R$50 milhões com a Prefeitura de Itabira. O valor corresponde a valores devidos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de áreas operacionais da empresa dentro do perímetro do município.
Os valores foram publicados pelo jornal Diário de Itabira desta terça-feira (02). De acordo com informações do jornal a mineradora contesta o valor cobrado pela Prefeitura e a cobrança está na Justiça.
Entre os anos de 1997 e 2000, houve ampliação do perímetro urbano do município, com a inclusão de áreas das minas da Vale, época em que a empresa começou a discutir o pagamento do IPTU judicialmente. Entre 2001 e 2004 um acordo entre a empresa e o município permitiu o pagamento referente a área incontroversa, perímetro utilizado como padrão antes da mudança.
Na época a empresa pagou cerca de R$20 milhões a prefeitura e passou a recolher o IPTU, mas nos últimos anos a empresa, segundo a prefeitura, suspendeu o recolhimento, por questões judiciais. Há cerca de seis anos, a prefeitura vem lançando e cobrando os valores que estão sendo discutidos na Justiça.