O presidente Michel Temer defendeu o nome da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho e criticou o fato de a posse ter sido barrada pela Justiça. “Na minha opinião, isso não justifica que ela não tome posse”, afirmou Temer ao falar sobre denúncias trabalhistas contra ela. E completou: “Como um juiz de primeira instância derruba uma decisão privativa do presidente da República?”
Temer disse que não aceitou o nome do deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), primeiro indicado pelo partido, por sua ligação com o governador Flávio Dino (PCdoB), que, segundo ele, mantém o retrato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na parede. O filho de Fernandes é secretário de Dino.* RELEMBRE
Temer escolhe filha de Roberto Jefferson para o Ministério do Trabalho
Nova ministra do Trabalho é condenada por dívida trabalhista
CONTRADITÓRIA – Justiça suspende posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho
Governo diz que recorreu contra suspensão da posse de Cristiane Brasil no Trabalho
Desembargador decide manter suspensão da posse de Cristiane Brasil
O nome de Cristiane foi colocado em reunião entre Temer, Roberto Jefferson, e o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes. No encontro foram cogitados outros dois deputados – Sérgio Moraes (RS), que ficou conhecido por dizer que estava “se lixando para a opinião pública”, e Pastor Josué Bengtson (PA). Para Temer, Moraes “iria dar problema” por ser lembrado pela frase e Bengtson não tinha apoio da bancada.
Já o ministro da articulação política, Carlos Marun, disse que “existem coisas” em que o governo precisa “aceitar o desgaste”, referindo-se ao caso da posse indefinida da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ).
“Tem vezes que a gente precisa ter atitude. Isso é uma atitude, enfrentar. Imagina a gente concordar com isso? Não vamos chamar ninguém para discutir. O governo não pode aceitar situação em que um juiz de primeira instância revoga uma decisão do presidente da República”.
Na noite de quarta-feira, Temer chamou Marun no Palácio do Jaburu.
O governo ainda analisa qual medida jurídica tomar para garantir a posse de Cristiane Brasil.