Portal
A vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, na Zona da Mata, confirmou nesta quinta-feira (18) que o produtor rural que morreu no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, na quarta (17), estava contaminado por febre amarela. Ainda de acordo com a prefeitura, outro morador da cidade que segue internado na mesma unidade de saúde também está com o diagnóstico para a doença.
Nesta quarta, a Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa já havia recebido a notificação da confirmação de febre amarela para outro paciente que está internado em Belo Horizonte. Portanto, já são três casos confirmados da doença na microrregião de Viçosa. Ainda de acordo com a pasta, todos são moradores da zona rural do município.
A Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa esclarece que com a confirmação dos casos, toda a microrregião de Viçosa é enquadrada na categoria 3 de situação epidemiológica da classificação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). A nota técnica nº 07/2017 da pasta recomenda a intensificação da vacinação nos postos fixos, a busca a ativa e a ampliação do público alvo da vacina.
Força-tarefa
Desde quarta-feira (17), com a confirmação do primeiro caso para febre amarela, a pasta autorizou a ampliação do público alvo da vacina contra a febre amarela na cidade. Idosos, gestantes e puérperas passaram a fazer parte da lista de pessoas que devem tomar a vacina.
A Prefeitura de Viçosa informa que todas as pessoas que estão no município, com idade acima de 9 meses de idade, devem ser vacinadas. Gestantes, idosos e puérperas (mulheres amamentando crianças de até 6 meses) passarão pela triagem da equipe de enfermagem das unidades antes de tomar a vacina. As mães que amamentam devem interromper a amamentação por 10 dias após tomar a vacina.
A meta da secretaria de Saúde é aumentar a cobertura de vacinação da população de 74% para 85% até o próximo sábado (20). A secretaria de Saúde de Viçosa recebeu a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais a respeito da liberação de 60 mil doses da vacina para a microrregião de Viçosa. As doses estão sendo distribuídas entre as 16 Unidades Básicas de Saúde dos bairros, além da Policlínica Central. Na zona rural, a secretaria de Saúde realiza já há três dias a busca ativa dos cidadãos que ainda não foram vacinados.