Aprovação
O líder do Governo, vereador Carlin Filho (Pode), informou que a Prefeitura está firmando parcerias com a Vale e a ArcelorMittal visando resolver o problema. De acordo com ele, as empresas vão fornecer material para o cascalhamento das estradas vicinais, seguindo uma ordem de prioridade. Os trabalhos vão começar assim que a chuva der uma trégua.
Para o presidente Neidson Dias Freitas (PP), as dificuldades existem e é preciso superá-las com trabalho. “O prefeito Ronaldo está aí para consertar Itabira. E nós estamos juntos para dar condição a ele de fazer isso. Acredito que vamos superar esse momento do ‘quanto pior, melhor’. Percebemos que algumas pessoas que foram derrotadas nas urnas querem alimentar o ódio da população contra a administração pública. E o caminho não é esse. Vamos fazer aquilo que está na condição de ser feito”, afirmou Neidson.
Radar no Pedreira
Entrou em discussão na Câmara também o problema dos assaltos registrados no radar do bairro Pedreira. De acordo com o vereador Jovelindo Gomes, em uma reunião com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens (DEER), ficou definido que o radar terá a velocidade aumentada de 40km/h para 60km/h. Os vereadores rechaçaram ainda os comentários caluniosos feitos pelas redes sociais. “O Pedreira é um bairro de pessoas trabalhadoras. Não podemos misturar a população de bem com marginais”, defendeu Heraldo Noronha (PTB).
Tribuna
Convidada pelo vereador Weverton Nenzinho (PMN), a diretora de Educação e Controle de Trânsito da Transita, Edvânia Fernandes, fez uso da tribuna para divulgar uma campanha de conscientização focada no Carnaval. Com o tema “Ame a vida, se beber não dirija”, a campanha está sendo realizada nas ruas, nas escolas, na Câmara Municipal e em outros locais de grande circulação de pessoas, com a parceria de órgãos diversos. Durante os dias de folia, a Transita vai intensificar também a fiscalização.
Usou a tribuna ainda o vereador Weverton Vetão para lamentar a escolha de Guanhães como sede do centro de internação para menores infratores da região. O projeto era uma bandeira do vereador, que discutiu o assunto ao longo do ano passado com autoridades de segurança pública do Estado e com representantes políticos de Itabira e região.
Depois do Carnaval
Por causa do feriado de Carnaval, a próxima reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira será no dia 15 de fevereiro, quinta-feira da semana que vem. O anúncio foi feito nesta terça-feira. Conforme o presidente Neidson Freitas, na próxima semana devem ser definidos também os membros das comissões temáticas para este ano.