Todos os anos uma personalidade itabirana é escolhida para ser homenageada pela Câmara Municipal de Itabira. Em 2019, o escolhido foi o ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Menezes. O projeto foi apresentado pelo vereador Adélio Martins da Costa “Decão” (PMDB) e deve ser votado na próxima reunião dos vereadores.
O projeto que institui o ano de 2019 como “Ano Municipal do Centenário de Luiz Menezes”, segundo sua redação “terá como objetivo reconhecer o valor do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, um visionário, um homem à frente do seu tempo, que transformava a sua inquietação em projetos e estes, em realidade”.
Em sua justificativa, anexa ao projeto de lei, Decão contra a história de Luiz Menezes e destaca algumas de suas realizações. Uma delas é a fundação da Rádio Itabira AM e na sequência a Rádio Antártida FM e também a sua eleição para prefeito, em 1989.
“Se tornou prefeito, realizando grandes feitos, como a construção do Pronto Socorro Municipal, vários postos médicos, a avenida Ozorio Sampaio, implantou o serviço de água potável nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema e, também a coleta de lixo reciclável na cidade”, disse o vereador.
Entre os anos de 1998 e 2002, como lembrou o vereador, Luiz Menezes representou o município na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sendo considerado um dos deputados mais presentes.
“Luiz Menezes gostava sempre de dizer: ‘Sou itabirano duas vezes, de nascimento e coração’ e também: ‘Gosto muito de viajar para ter a alegria de voltar para minha terra’”, diz a justificativa.
Nascido em 10 de outubro de 1919, o ex-prefeito faleceu em 1º de março de 2003.