A febre amarela provoca a uma morte de mais um Itabirano, a segunda em 24 horas. Morreu por volta das 5h da manhã desta quarta-feira (21), no hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, Fernando Márcio de Andrade, paciente que mobilizou dezenas de doadores de sangue nos últimos dias, através de uma campanha emocionante, que rapidamente se espalhou por Itabira.
Parentes contaram ao Via Comercial que o quadro de saúde dele se agravou na tarde de ontem e mesmo com todos os esforços da equipe medica que há uma semana acompanhavam o Fernando, ele não resistiu a luta contra contra a doença. Fernando, popularmente chamado de “Boneco” era casado, morava no bairro Gabiroba, e deixou um filho pequeno.
Ontem (20), um morador da região do Barreiro, zona rural de Itabira, que também estava hospitalizado em Belo Horizonte, morreu com suspeita da febre. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou a primeira morte provocada pela doença no município, um homem morador da região do bairro Pedreira do Instituto.
De acordo com os dados levantados pela secretaria, houve um aumento significativo do número de notificações. Ao todo, são 23 notificações; 1 óbito confirmado; 4 óbitos em investigação; e 19 casos suspeitos aguardando o resultado. A situação é assustadora.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população de Itabira para a necessidade da imunização contra o vírus da febre amarela. De acordo com os dados levantados pela secretaria, houve um aumento significativo do número de notificações. Ao todo, são 23 notificações; 1 óbito confirmado; 4 óbitos em investigação; e 19 casos suspeitos aguardando o resultado. A situação é assustadora.
Vacinação
A Prefeitura de Itabira promoverá o Dia D da campanha de vacinação, neste sábado (24), na Policlínica Municipal, das 8h às 16h. A campanha é direcionada às pessoas que ainda não foram vacinadas. Serão aplicadas doses padrão que têm validade para a vida toda.
O que é a febre amarela
O que é: a febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), com gravidade variável (pode levar à morte), causada pelo vírus da febre amarela.
Quais sintomas: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).
Como se transmite: a febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados a pessoas não vacinadas. A transmissão de pessoa para pessoa não existe. Assim como os primatas não transmitem o vírus para os seres humanos.
Como prevenir: a única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde e é recomendada para todas as pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença, como é o caso de Itabira. Apenas uma dose garante imunidade por toda a vida. As crianças podem ser vacinadas a partir dos 9 meses de idade. No entanto, é contraindicada a imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Gestantes e idosos devem passar por avaliação médica.