Além dos preços, a Fiat guardou mais uma informação para o lançamento do seu novo sedã, o Cronos. Trata-se de uma versão de entrada que não havia sido apresentada na prévia que participamos. Vendida a partir de R$ 53.990, a versão nem tem nome, é identificada apenas como Cronos 1.3. Já o sedã mais equipado é o 1.8 Precision AT6, com preço sugerido de R$ 69.990 (confira a seguir o preço e conteúdo de todas as versões). Foi uma boa resposta da Fiat frente às provocações que recebeu desde o lançamento do Volkswagen Virtus.
O preço inicial do Cronos está bem abaixo dos concorrentes diretos: Hyundai HB20S 1.6 Comfort Plus, R.230; Chevrolet Prisma 1.4 LT, R$ 57.190; e VW Virtus 1.6 MSI, R$ 59.990. Claro que há uma grande diferença de conteúdo, já que os demais concorrentes, à exceção do Virtus, trazem versões mais simples com motorização 1.0. O sedã foi lançado mais em conta até que seu hatch, o Argo, que tem preço sugerido a partir de R$ 54.990. Resta saber se esta não é a velha estratégia de lançar um modelo com preço suculento, fazer fama e um mês depois jogá-lo nas alturas.
O SEDÃ A dianteira do Cronos sugere esportividade, mas as laterais e a traseira não passam a mesma impressão. Nem parece que, como a Fiat afirma, o sedã não é derivado do hatch Argo. Nas laterais, nada de vincos marcados, como no capô, ou caixas de roda volumosas. A traseira é linda e elegante, com tampa do porta-malas curta, um discreto spoiler e lanternas horizontal em LED. As medidas do três-volumes são 4,36m de comprimento, 1,72m de largura, 1,51m de altura e 2,52m de entre-eixos.
Trata-se do mesmo entre-eixos do hatch Argo. Para conseguir um bom espaço interno, incluindo um belo porta-malas com 525 litros de volume, os elementos internos foram readequados. A parte ruim são os assentos muito curtos, que não apoiam as pernas e comprometem o conforto. No interior, elementos como a tela “flutuante” e os três difusores de ar elevados deixam o Cronos mais vistoso.
São duas opções de motor. As versões de entrada são equipadas com o propulsor Firefly 1.3, de quatro cilindros, com até 109cv de potência e 14,2kgfm de torque (com etanol). O câmbio pode ser manual ou automatizado GSR, ambos de 5 marchas. No caso do câmbio automatizado, comandado por botões no console central e dotado de modo esportivo, também é possível trocar marchas por aletas próximas ao volante. Já as versões mais equipadas trazem sob o capô o motor 1.8 E.torQ Evo, com até 139cv de potência e 19,3kgfm de torque (com etanol), que pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. O Cronos chega às concessionárias da Fiat na primeira quinzena de março. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Fiat Cronos
Confira o preço e conteúdo das cinco versões.
1.3 MT – R$ 53.990
Ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, volante regulável em altura.
Drive 1.3 MT – R$ 55.990
Em relação à versão anterior, acrescenta sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta USB (voltada para os passageiros traseiros).
Drive 1.3 GSR – R$ 60.990
A versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, sistema o Start&Stop, Ambient Lights, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas.
Precision 1.8 MT – R$ 62.990
Além dos equipamentos das versões Drive 1.3, acrescenta faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Precision 1.8 AT6 – R$ 69.990
A versão automática traz ainda paddle shifters atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, Ambient Lights, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados.