Alunos com necessidades educacionais especiais também são avaliados pelo Saemi. Para isso, a equipe do Centro Municipal de Apoio Educacional (Cemae) realizou um levantamento a fim de orientar os especialistas sobre as adaptações que serão necessárias para a realização do exame, como provas em Braille, ampliadas e outrasadequações que atendam às demais demandas dos alunos. O Saemi será aplicado entre os dias 11 e 15 de junho nas escolas municipais.
Criado em 2009 pelo secretário municipal de Educação, José Gonçalves Moreira, o Saemi tem como objetivo dar subsídio para a melhoria da prática pedagógica das escolas municipais, traçar um diagnóstico do ensino e da aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento e favorecer a elaboração de planos de ação a curto, médio e a longo prazo.
Após a correção das provas, haverá análise e tabulação dos dados para estabelecer estratégias e elaboração e aplicação de plano de ação a curto prazo para adoção de práticas para a melhoria do ensino e da aprendizagem. Para novembro, está prevista a elaboração de um plano de ação a médio e longo prazo.
“Percebe-se, nesses dez anos de avaliação, que as escolas dispõem dos dados do Saemi para analisar, discutir e definir suas intervenções individuais e coletivas, favorecendo assim a contínua melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem na escola e no município”, declarou José Gonçalves.
Entenda o processo:
1º) As provas são elaboradas pela equipe Saemi/ SME;
2º) Análise, pela equipe do Cemae, dos laudos dos alunos com necessidades educacionais especiais para definir as adaptações necessárias a eles;
3º) Alunos do 3º, 5º e 8º anos realizam provas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais e Produção de Texto;
4º) Aplicação de provas feita por professores internos de cada escola, tendo cuidado para que apliquem em turmas e anos escolares diferentes dos quais trabalham;
5º) Correção das provas e tabulação dos dados, nas escolas, sob orientação de um profissional da SME;
6º) Devolutiva, pelos professores, das provas aos alunos;
7º) Confecção, pela SME, do relatório individual das escolas;
8º) Reunião, ministrada pela equipe do Saemi, para dar a devolutiva do resultado às escolas;
9º) Elaboração e execução do plano de intervenção pelas escolas;
10º) Acompanhamento, pela SME, da execução do plano de intervenção.