A Cemig está levando para as comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) uma nova tecnologia em aquecedores solares de água, que vai permitir a sua popularização e reduzir as contas de luz das famílias.
“O modelo convencional do sistema de aquecimento solar exige custos elevados e uma estrutura de alvenaria robusta para suportar os equipamentos, o que tem dificultado o acesso por moradores de comunidades”, explica o coordenador do projeto, Cristiano Magalhães Costa.
Está previsto um investimento de R$ 900 mil para a implantação de sistemas de aquecimento de água que permitem a redução da energia consumida em até 40 kWh por mês, gerando uma economia de aproximadamente 30% na conta de energia da família beneficiada com o projeto.
Os bairros beneficiados serão Cabana e Madre Gertrudes, na região Oeste, Vila Ipê, na região Nordeste, Eliana Silva, no Barreiro, e Nova Contagem, em Contagem, atendendo um total de 400 casas, das quais 100 já receberam o equipamento.
Com o intuito de potencializar os benefícios do sistema de aquecimento para água, a Cemig também orienta os consumidores quanto às formas corretas de utilização. Na comunidade Vila Ipê, Benedito Ramos da Silva já recebeu os equipamentos e tem boas expectativas em relação ao uso dos recursos disponibilizados: “Estou muito satisfeito com a iniciativa, foi um presente para minha família”, comenta.
Tecnologia
O sistema de aquecimento que está sendo testado pela Cemig é formado por um dispositivo de captação de raios solares interligado ao chuveiro elétrico. Toda a estrutura, incluindo o reservatório de 160 litros, pode ser instalada em telhados, lajes e em postes de eucaliptos externos às residências.
Programa Energia Inteligente
Desde 2015, o Programa Energia Inteligente já instalou mais de 15 mil aquecedores solares em conjuntos habitacionais de todo o Estado e, levar essa inovação para as comunidades é mais uma ação da Cemig para conscientizar a população sobre o uso sustentável da energia.
A empresa investe em projetos que fortalecem os conceitos e as práticas de eficiência energética. Para se ter uma ideia da amplitude do programa, 565 municípios mineiros são beneficiados com os recursos destinados às iniciativas.
O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais. Os projetos são voltados para clientes de baixa renda, entidades sem fins lucrativos, prefeituras, hospitais, iniciativa privada e para a área de educação.