Secretários municipais, representantes do Ministério Público e da Transporte Cisne, além de membros da comunidade, participaram de uma audiência pública sobre o transporte coletivo em Itabira. Os debates foram propostos pelo vereador André Viana Madeira (Pode) e aconteceram no Plenário da Câmara Municipal nessa terça-feira, 6 de março. Entre outros assuntos, a audiência discutiu o pedido de 22,19% de reajuste da passagem, a pontualidade dos ônibus, a idade e o estado de conservação da frota e os itinerários.
André Viana apresentou dados de um levantamento feito pelo seu próprio gabinete sobre a satisfação dos usuários com o serviço de transporte coletivo. O vereador exibiu ainda um vídeo com diversas entrevistas de populares criticando o serviço e listou algumas responsabilidades, tanto da Transita quanto da empresa concessionária. Segundo ele, os tópicos foram extraídos do contrato de prestação de serviço entre a empresa e a Prefeitura.
Na opinião do vereador falta fiscalização para o efetivo cumprimento das regras acordadas. Questionado, o gerente-geral da Cisne, Albino Pinheiro, afirmou que a empresa “cumpre fielmente o que está no contrato” e que o pedido de reajuste da passagem visa equilibrar o caixa da empresa. Para o secretário de Obras Ronaldo Lott, a audiência pública foi fundamental para esclarecer à população as atribuições das partes envolvidas e possibilitar o debate construtivo.
Entre as sugestões que surgiram ao longo da reunião, destaque para o monitoramento eletrônico nos ônibus e nos pontos – para casos de atrasos, por exemplo; o Plano de Mobilidade Urbana e seus impactos na redução de custos da empresa; a fiscalização mais efetiva do contrato por parte da Transita, dentre outras.
Participaram da audiência pública a promotora de Justiça, Silvia Letícia Amaral; o secretário municipal de Obras e Transporte, Ronaldo Lott; o secretário de Governo, Ilton Magalhães; o gerente-geral da Cisne, Albino José Pinheiro; e os vereadores André Viana, Weverton Leandro dos Santos Andrade, Vetão (PSB), e Reinaldo Soares de Lacerda (PHS).