Depois de nove anos, Catas Altas voltou a fazer parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). A assinatura do contrato pelo prefeito José Alves Parreira aconteceu no último dia 1º de março, durante reunião com o prefeito de Santa Bárbara e presidente daentidade, Leris Braga. Estiveram presentes ainda os vices de Catas Altas, Fernando Rodrigues Guimarães, e de Santa Bárbara, Alcemir Moreira dos Santos.
Além de contribuir para o fortalecimento do município, a filiação à Amepigarante vantagens no que tange a contratações de serviços via consórcio.Entre eles: Engenharia e Topografia; Banco de Preços; Treinamento e Desenvolvimento; coleta, transporte e recolhimento de pneus; Serviço Voluntário de Resgate de João Monlevade (Sevor); além de participação no Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) e nos Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi) e Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciscel).
“Essa participação trará muitos benefícios para a cidade. Conseguiremos oferecer um maior número de serviços com qualidade para os nossos cidadãos. Várias áreas serão beneficiadas, como saúde, meio ambiente, iluminação pública, segurança, socorro emergencial, entre outras”, destaca Parreira.
A Amepi é uma entidade civil e de duração indeterminada, visando ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, prestando-lhes assistência técnica e promovendo o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental.
Com o retorno de Catas Altas, a instituição passa a contar com 13 associados – Catas Altas, Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Dionísio, Itabira, João Monlevade, Nova União, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.