Com a suspensão de dois jogos aplicada pelo TJD-MG ao zagueiro Leo – em função de agressão ao atacante Ricardo Oliveira, do Atlético – e a ausência de Manoel por causa de incômodo no tornozelo direito, o Cruzeiro poderá ter dupla de zaga inédita em 2018 na partida contra o Patrocinense, pelas quartas de final do Campeonato Mineiro. Embora o treino dessa quarta-feira tenha sido apenas um esboço das opções do técnico Mano Menezes, a tendência é que Dedé e Murilo tenham a responsabilidade de proteger o goleiro Fábio no duelo de sábado, às 16h, no Mineirão.
Dedé e Murilo jogaram juntos apenas uma vez pelo Cruzeiro. Foi em 21 de março de 2017, no empate por 0 a 0 com o Joinville, na Arena Joinville, em Santa Catarina, pela última rodada da fase de grupos da Primeira Liga. À época, o camisa 26 tentava retornar aos gramados depois de várias cirurgias no joelho, enquanto o prata da casa dava seus primeiros passos no grupo principal. O destino reservava histórias distintas: Dedé sentiu resquícios das enfermidades e perdeu o restante da temporada; Murilo ganhou espaço em função das falhas do equatoriano Kunty Caicedo, cresceu ao lado de Leo e teve o prestígio de ser titular em jogos decisivos na campanha do título da Copa do Brasil.
Em 2018, os dois estão em bons momentos. Livre de edema ósseo no joelho esquerdo, Dedé participou de todas as atividades de pré-temporada e retornou aos gramados em alta: correndo muito, realizando desarmes e até mesmo tentando colocar em prática sua principal arma ofensiva, que é o cabeceio. Murilo, por sua vez, foi titular em de sete dos 12 jogos da equipe até aqui.
“Não sei ainda se vai ser ele. Mas fico muito feliz. É um cara que sempre vi jogando pela TV, então tenho sim esse espelho nele. Cada vez mais tenho admiração por ele”, comentou Murilo, ao ser perguntado sobre a possível parceria com Dedé. O camisa 4, que fará o 21º aniversário no próximo dia 27, caminha para o 40º jogo como profissional. Ainda não balançou a rede. Já Dedé – prejudicado pelas lesões entre 2015 e 2017 – alcançou recentemente a 300ª apresentação na carreira, sendo a 101ª pelo Cruzeiro. Foram 33 gols marcados até aqui.
Duplas
Em 2018, Mano Menezes utilizou cinco zagueiros do elenco: Leo, Murilo, Manoel, Dedé e Digão. Arthur e Cacá – este último recém-promovido aos profissionais – ainda não atuaram na temporada.
Nos 12 jogos do Cruzeiro em 2018, não houve uma dupla que tenha sido utilizada com disparidade em relação às outras. A formação ‘Leo e Murilo’ é a primeira, com quatro partidas, seguida por ‘Manoel/Murilo’ e Dedé/Digão (três cada), e ‘Leo/Manoel (duas vezes).
No geral, Leo e Manoel são os zagueiros do elenco do Cruzeiro que mais atuaram juntos: 42 partidas (24 vitórias, nove empates e nove derrotas). Em seguida vêm Dedé e Leo, com 30 jogos (18 vitórias, sete empates e cinco derrotas).