Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (
O Cesusc em Itabira é coordenado pela juíza da primeira vara cível Karen Castro. No dia 25 de março, às 9h acontece o lançamento do órgão no ginásio Poliesportivo Maestro Silverio Faustino, na rua Irmãos de Caux, s/n no Centro de Itabira. “Haverá um grande evento com apoio da Polícia Civil e outros órgãos. O domingo com a festa da cidadania. Emissão de aproximadamente 200 carteiras de identidade, brinquedos para crianças, exercícios físicos ao ar livre e outras atividades abertas ao público,” explicou Geraldo Menezes sobre o lançamento do importante instrumento de auxílio da justiça.
No evento advogados membros da OAB estarão fazendo orientações sobre diversos assuntos: direito penal, administrativo, cível, familiar, entre outros, dos demais atendimentos necessários pertinentes ao Cesusc.
No dia 12 de abril em Belo Horizonte no TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais) serão várias palestras sobre o tema: conciliação e mediação, promovendo a diminuição da morosidade que desacredita a justiça. “Precisamos dar ênfase a uma nova visão que possibilita os conflitos a serem resolvidos de uma forma mais ágil,” explicou o presidente da 52ª sub-seção da OAB.
Conforme publicações oficiais do TJMG os Cejuscs são órgãos usados para a conciliação e a mediação consensual para solução de conflitos. As próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica com o auxílio do conciliador ou do mediador, que é uma pessoa capacitada e neutra para orientar os envolvidos em busca da construção em conjunto de alternativas solucionar o problema apresentado pelas partes envolvidas. (Repórter Euclides Éder)