Foi sofrido, mas o América bateu o Boa Esporte por 1 a 0 na noite deste sábado (17), no Estádio Independência, e se garantiu nas semifinais do Campeonato Mineiro, que começam a ser disputadas na próxima quarta-feira (21). O único gol do jogo foi marcado pelo centroavante Rafael Moura, aos 19 minutos do segundo tempo.
Como fez a segunda melhor campanha na primeira fase, o América tem certeza de que jogará as semifinais com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Além disso, terá o direito de escolher se será mandante na primeira ou na segunda partida, embora o natural seja se mandar a volta.
No primeiro tempo, apesar de ter mais a posse da bola e tomar mais as iniciativas, o América não conseguiu se impôr sobre o Boa Esporte, que chegou inclusive a criar boas chances, a melhor delas se aproveitando de uma falha coletiva da defesa americana.
Na etapa final, o América pressionou mais e chegou a gol da vitória aos 19 minutos, com Rafael Moura finalizando com eficiência uma bela assistência do meia Serginho.
Após o gol do América, o Boa saiu mais para o jogo e chegou a criar chances, mas quem perdeu gols mesmo foi o Coelho. Na reta final da partida então, o goleiro Fabrício trabalhou demais e os atacantes de Enderson Moreira também colaboraram pecando muito nas finalizações.
O América aguarda agora o término das quartas para saber quem enfrentará nas semifinais, mas já é certo que se o Atlético passar pela URT, neste domingo (18), também no Independêcia, teremos o clássico entre Coelho e Galo valendo vaga na decisão do Campeonato Mineiro.