Embora ainda deva um futebol que inspire confiança ao torcedor, o Atlético fez o dever de casa e, com um magro 1 a 0, garantiu ontem vaga na semifinal do Campeonato Mineiro. Campeã do interior nos dois últimos anos, a URT sucumbiu mais uma vez diante da equipe da capital, desta vez, na fase de quartas de final, novidade na edição deste ano.
Terceiro colocado na fase inicial, o Galo terá pela frente o clássico contra o América em dois jogos nos próximos meio e fim de semana. Como tem campanha melhor, o alviverde joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. A Federação Mineira de Futebol confirmou os jogos para quinta-feira (20h) e domingo (16h).
Otero, que fez um procedimento estético no nariz na última quinta-feira sem o consentimento do clube, e Róger Guedes, perderam a titularidade, assim, o quarteto ofensivo teve Luan, Cazares, Erik e Ricardo Oliveira.
Em casa, o Galo tomou as rédeas e procurou se impor. Já a equipe de Patos, bem-organizada pelo técnico Rodrigo Santana, se postou nos contra-golpes, sempre com muito perigo, como na vez que Macena saiu na cara de Victor. O alvinegro construiu bem mais no primeiro tempo, teve chances com disparos de fora da área, mas perdeu uma chance clara com Erik, e viu Marcão brilhar em três cabeçadas, uma delas a queima-roupa, de Ricardo Oliveira.
Quando já se esperava o placar em branco na saída para o intervalo, Fábio Santos aproveitou a sobra do escanteio e desceu o pé. A bola desviou em Dão e foi parar no fundo das redes, aos 41 min.
Para a segunda etapa, a URT tinha que sair em busca do empate, o que deixaria a partida mais aberta. No contra-ataque, Victor pegou mais uma cara a cara com Macena. O Galo respondeu com Elias e Ricardo Oliveira, de letra, pra grandes defesas de Marcão.
O tempo passava e o time atleticano seguia com mais posse de bola, mas restava tranquilidade para ampliar e matar o jogo. Numa descida rápida, Carlinhos acertou caprichosamente o travessão do Galo. Daí por diante, o duelo ganhou tons de dramaticidade, mas se arrastou até o fim com o placar de 1 a 0 mesmo.