Governo de Minas Gerais lança segunda edição do Prêmio Boas Práticas Ambientais. Com o tema Águas Gerais, o objetivo é valorizar e divulgar projetos de preservação, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Estado. O assessor de educação ambiental e relações institucionais da Semad, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, André Ruas, explica que pessoas físicas e jurídicas podem se inscrever:
Nós dividimos o prêmio em quatro categorias: uma categoria cidadão ou um grupo de cidadãos, que às vezes é um ribeirinho, às vezes é um agricultor familiar. Temos uma outra categoria que é a sociedade civil organizada: ONGs que trabalham pelo meio ambiente, sindicatos rurais, cooperativas que também trabalham com a questão da água; órgãos públicos, qualquer esfera, pode ser municipal, estadual ou federal e também instituições privadas.
Na primeira edição do prêmio, em 2017, a prefeitura de Contagem, na região metropolitana da capital, conquistou o primeiro lugar na categoria Órgão Público. O projeto vencedor preserva e recupera nascentes da região, além de monitorar, fiscalizar e promover a educação ambiental. O Superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem, Eric Machado, conta que o projeto ganhou fôlego com a premiação:
O projeto, ele é puxado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, mas com vários parceiros, dentre eles a Copasa, o IEF, outras secretarias do município, lideranças do bairro, a cada dia, a gente consegue novos parceiros pra incorporar a esse projeto. Nesse dia 21, nós cadastramos a centésima nascente do projeto. Ao ganhar o prêmio, ficou uma visibilidade gigantesca tanto no município quanto pra esses parceiros. E deu um novo fôlego pra todos, principalmente pra equipe.
As inscrições podem ser feitas até 13 de maio. Mais informações sobre o Prêmio Boas Práticas Ambientais podem ser acessadas no site www.meioambiente.mg.gov.br.