Jogar contra um adversário como o Sada Cruzeiro não é uma tarefa fácil para nenhuma equipe, ainda mais quando você não mantém uma regularidade durante a partida. E foi isso que o Lebes Canoas-RS provou na noite desta quinta-feira (29). Nem mesmo o fato de estar jogando em casa ajudou a equipe gaúcha que saiu de quadra derrotada por 3 sets a 0, parciais 25/23, 25/22 e 25/19.
Apesar das parciais apertadas, em nenhum set os gaúchos ficaram próximos de fechar a parcial, já que os mineiros sempre entravam na casa dos 20 pontos liderando o placar. De quebra, com a vitória os cruzeirenses fecharam a série quartas de final, disputada em uma melhor de três jogos, e se garantiram entre os quatro melhores times do país pelo oitavo ano consecutivo.
O ponteiro cubano naturalizado brasileiro Leal foi o maior pontuador da partida, com 13 pontos marcados. Mas quem foi eleito o melhor em quadra, foi o ponteiro passador Filipe comemorou a classificação do time para a semifinal.
“Mais um ano em que chegamos entre os quatro melhores do país. Mesmo mudando algumas peças seguimos provando nosso valor. Vamos mostrando nossa superioridade com respeito aos adversários, mas sempre com o objetivo que é o título em mente”, disse o jogador que recebeu o troféu Viva Vôlei.
O técnico Marcelo Mendez celebrou a classificação antecipada do seu time. “Era mais um jogo difícil para nós e entramos sabendo da nossa responsabilidade de tentar fechar a série em dois jogos, e fizemos uma boa partida. Agora é descansar um pouco no fim de semana e já começar a focar tudo nas semifinais”, sinalizou o treinador argentino.
O adversário celeste na semifinal sairá do confronto entre EMS Funvic Taubaté-SP e Minas Tênis Clube, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 19h, na Arena Minas, pelo jogo 2 da série. Se vencer, o Taubaté garante vaga. Se perder, uma terceira partida acontecerá no interior paulista para definir o classificado.
O jogo. O primeiro set foi o mais disputado da partida, com as duas equipes se alternando na liderança até a reta final da parcial. Porém, quando chegou a hora de definir, a estrela do Sada Cruzeiro brilhou e o time assumiu a ponta e conseguiu fechar o set em um ataque do meio de rede Isac, que fez 25 a 23.
Na segunda parcial, parecia que o Canoas conseguiria empatar a partida, já que rapidamente abriu 8 a 2. Mas, o time mineiro acordou e rapidamente reagiu chegando ao empate na parcial, em 15 a 15. Com a confiança retomada, os cruzeirenses fizeram igual no primeiro set, só que dessa vez o ponto derradeiro da parcial veio em um erro de saque dos gaúchos, 25 a 22 para os mineiros.
No terceiro e derradeiro set, finalmente uma parcial desequilibrada. Os gaúchos sentiram a pressão e acabaram se tornando preza fácil para o time celeste que rapidamente tomaram a frente do placar e abriram uma boa vantagem para fechar o set em 25 a 19, e a partida em 3 sets a 0.