Os
O evento começa na sexta-feira (6/4), em Santa Bárbara, com a abertura oficial e saída das comitivas rumo a Ipoema. Eles percorrerão cerca de 58 quilômetros até Bom Jesus do Amparo, onde confraternizarão e pernoitarão. Em Ipoema, haverá show da Banda Gema no Haras Velho Oeste.
No sábado (7/4), haverá saída de cavaleiros da Chapada Tendas, do distrito de Senhora do Carmo e do Bamba, com destino ao Haras Velho Oeste. Em Bom Jesus do Amparo, a tropa será abençoada antes de continuar a cavalgada até Ipoema. Uma animada confraternização comandada pela dupla Sérgio & Delson, com a presença de todos os cavaleiros, está marcada para o meio-dia no Haras Velho Oeste.
Um dos momentos mais aguardados da festa está marcado para as 16 horas com a saída das tropas rumo ao Museu do Tropeiro. Às 16h45 haverá uma bênção aos cavaleiros em frente ao museu. Esta é uma tradição, cultuada todos os anos, em homenagem aos antigos tropeiros.
Ainda no sábado, haverá apresentações dos Estaladores de Chicote e Lavadeiras de Ipoema, na praça Augusto Guerra. Logo após, haverá show de Renato Caetano e Banda. O encerramento da programação ficará por conta de Clever Paulo e Banda Raiz. A festa conta ainda com barraquinhas de artesanato local e comidas e bebidas típicas da região.
O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217. Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Domingos e feriados: 9h às 12h e das 13h às 16h. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3833-9254.