Começou
Durante os próximos 30 dias agentes da Transita, a Superintendência de Transportes e Trânsito de Itabira, e da secretaria municipal de obras vão orientar condutores de veículos e pedestres, para usar a faixa de travessia. “Os agentes vão autuar apenas em casos de emergência,” explicou o responsável pela pasta, Ronaldo Lott. Engenharia, educação e fiscalização são os pilares do trânsito, disse o secretário.
A diretora de educação e controle do trânsito da Transita Edivania Fernandes alertou a população para absorver bem as orientações. “O objetivo é conscientizar pedestres e condutores, principalmente aqueles que insistem em desrespeitar as regras. Ano passado foram 64 acidentes de trânsito em Itabira, um com uma vítima fatal. Temos como foco principal crianças e idosos, para reduzir de forma significativa essas estatísticas. Esses dois públicos
Segundo os dados levantados foram as maiores vítimas. Vamos conscientizar nas portas nas escolas e no projeto Vida-Ativa,” disse a diretora.
Faixas e cavaletes próximos aos semáforos foram instalados, além da equipe da Transita orientar sobre o condutor respeitar as faixas de travessia e que o pedestre dê visibilidade ao condutor, demonstrando claramente a intenção realizar a travessia da pista de rolamento. “A falta de atenção do motorista e do pedestre foram às causas presumidas mais comuns nos casos de atropelamento em 2017. Nosso foco é baixar para zero esse dados. Temos Busdoor e cavaletes nos cruzamentos durante todo esse mês,” revelou Edivania Fernandes.