A Prefeitura, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabira, concluiu hoje (6), o curso de qualificação profissional para 18 diaristas que, durante três dias, abordou temas como marketing pessoal, ética, relacionamento interpessoal e qualidade, saúde e higiene, além dos deveres e direitos do trabalhador, previdência social e Microempreendedor Individual.
O objetivo do treinamento, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), José Don Carlos Alves, é direcionar as pessoas interessadas em aperfeiçoar o trabalho, em especial aquelas que estão desempregadas, em busca de recolocação profissional.
Para Regiane Lírio, moradora do bairro Santa Marta, “o curso gerou muitas ideias para que as portas se abram no mercado de trabalho”. Também de acordo com Regiane, “foi possível saber mais sobre questões jurídicas e previdência (social)”. Já Ana Marta Rosa Gomes, moradora do bairro Cônego Guilhermino, aprendeu “coisas novas e coisas simples, mas que fazem a diferença. Por exemplo, trabalhar de uniforme e usar direitinho o EPI (Equipamento de Proteção Individual)”. Ela destacou ainda, que o conteúdo aprendido “nos dá segurança para trabalhar em grandes empresas”. O curso ofereceu nove horas de carga horária e, ao final, os alunos receberam um certificado da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas.
Programa
Com o intuito de ampliar as oportunidades de trabalho para diaristas, a Sedese criou a Central de Autônomos nas unidades do Sine, que intermedeia a mão de obra desses profissionais. No caso do Sine Itabira, das diaristas que atuam como faxineiras.
Os profissionais ficam cadastrados no Sine durante um ano. A intenção da Sedese é a de garantir que nesse período elas possam fazer a sua própria clientela, dando assim oportunidade para que novos autônomos possam ingressar no banco de dados da agência.