“Vacina da gripe dá gripe? Precisa mesmo tomar a vacina? Já tomei no ano passado: tem que tomar de novo? Este vírus H3N2 é pior que o H1N1? ”
Estas e tantas outras dúvidas pairam no ar e na cabeça de muitas pessoas tão logo o outono chega e a temporada da gripe e das doenças respiratórias se intensifica. Vamos entender as principais dúvidas sobre a gripe 2018 e sua vacina.
Quem
A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devemos nos vacinar.
Quais vírus estão contidos na vacina de 2018?
Há 2 vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e 2 vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno, está contido na vacina de 2018.
O vírus H3N2 chegou aqui no Brasil?
Neste ano de 2018, no Estado de São Paulo, entre 10 de janeiro e 31 de março foram notificados 57 casos de H3N2, com 10 mortes. Importante dizer que isso não significa um surto ou motivo para alarde; mas a atenção é sempre necessária e recomenda-se que as pessoas se vacinem. Este vírus está contido na vacina de 2018.
Para quem a vacina está indicada?
Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas.
Quais são as contraindicações para a vacina da gripe?
Bebês com menos de 6 meses de idade ou pessoas com alguma contraindicação como, por exemplo, alergia grave ao ovo, não devem receber a vacina.
Quando chega a vacina na rede pública?
A vacina deve chegar na segunda quinzena de abril. Na rede privada, já chegou.
A vacina da gripe dá gripe? Tem algum efeito colateral?
A vacina da gripe não dá gripe. É produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.
As vacinas são uma das mais eficientes formas de proteção para sua saúde.