A
Pela manhã, o Prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), acompanhado de secretários e do diretor presidente do Saae, Leonardo Lopes, concedeu uma entrevista e explicou que as obras de captação de um dos mais importantes projetos para captação de água dos últimos anos, já está em fase avançada e que nos próximos meses deve ser entregue a população.
As obras avaliadas em cerca de R$21.169 milhões, dinheiro vindo através de financiamento junto a Caixa Econômica Federal, visa capitação de água da barragem Santana, passando para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos que está recebendo melhorias em sua estrutura.
Segundo a prefeitura 66% das obras já estão concluídas, e o novo sistema terá cacidade de captar até 190 litros por segundo (LT/s). O projeto também deve passar por investimentos na UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), tratando a água que vem da Eta antiga para as novas instalações do Sistema Gatos.
Será implantado um anel hidráulico de cerca de 6km interligando o novo reservatório de água do bairro Campestre, quase concluído, ao reservatório do bairro Areão, que já é interligado com o reservatório do bairro Juca Batista. O novo reservatório construído no Campestre tem capacidade para 200 mil/m³.
A construção do novo anel hidráulico tem valor aproximado de R$4 milhões e já tem 70% do projeto em andamento.
Para concluir as obras a Prefeitura aguarda autorização do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DEER/MG), já que parte do anel passará por trechos de estradas do Estado (novo reservatório no Pousada dos Pinheiro).