Encontro
Nos Estados Unidos, um relatório anual, chamado de Guia do Comprador, elaborado pela organização não-governamental (ONG) Environmental Working Group (EWG), acaba de apontar quais são as frutas, verduras e legumes que possuem mais pesticidas. A EWG é especializada em pesquisas relacionadas ao uso de agrotóxicos e de outras áreas do agronegócio.
Os “vilões”
No Guia do Comprador de 2018, divulgado na terça, dia 10 de abril, e baseado em testes realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a EWG alerta que quase 70% dos produtos analisados possuem resíduos de até 230 pesticidas diferentes, sendo o morango e o espinafre os que contêm maior quantidade desses produtos nocivos. A divulgação do relatório foi feita pela revista americana Time.
Os morangos apresentaram resultado positivo para 20 tipos de pesticidas diferentes. Por sua vez, as amostras de espinafre continham quase o dobro de resíduos de veneno do que foi encontrado em qualquer outra fruta ou vegetal testado na pesquisa. Os dois alimentos lideram um ranking chamado “dirty dozen” (12 condenados, em tradução livre), também da EWG, que lista 12 frutas e vegetais com maior concentração de agrotóxicos.
Os mais limpos
Por outra lado, a ONG americana também elabora uma outra lista, batizada de “clean 15” (os 15 limpos), que traz os 15 alimentos com mais baixa concentração de resíduos de pesticidas, ou seja, são considerados aptos para o consumo, por não causarem tantos danos à saúde. Entre eles, destaque para o abacate e o milho, de acordo com os testes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Abaixo, o ranking dos alimentos com maior concentração de agrotóxicos:
- Morango
- Espinafre
- Nectarina
- Maçã
- Uva
- Pêssego
- Cereja
- Pera
- Tomate
- Aipo
- Batata
- Pimentão
Agora, os produtos que possuem menos pesticidas:
- Abacate
- Milho
- Abacaxi
- Repolho
- Cebola
- Ervilha (vagem)
- Mamão
- Aspargos
- Manga
- Beringela
- Melão americano
- Kiwi
- Melão amarelo
- Couve-flor
- Brócolis