O
Em seu discurso, Fernando Pimentel lembrou que, paralelamente aos esforços para equilibrar as contas e continuar o crescimento do Estado, o governo também atua em outra frente para buscar novos recursos para os cofres públicos, a exemplo da Lei Kandir. “Hoje, nós sofremos todas as agruras que vocês já conhecem. Minas Gerais, hoje, é discriminada pelo Governo Federal. Tomaram três usinas da Cemig, leiloaram e venderam para o capital estrangeiro. Perdemos 30% da capacidade de geração de energia elétrica na nossa empresa. Cortam as verbas da saúde e há pouco tempo tentaram bloquear as contas do Estado, cobrando uma dívida fictícia que nunca houve, de R$ 6 bilhões. É o contrário, quem nos deve é a União, que deve os recursos da Lei Kandir. E mais: descobrimos, em uma auditoria feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, que o governo federal está devendo R$ 20 bilhões para todos os estados brasileiros”, disse o governador.
Segundo Fernando Pimentel, esta dívida existe porquê o Governo Federal tem deixado de classificar, como impostos, recursos que têm entrado regularmente no caixa do Tesouro Nacional. Desta forma, a União “dribla” a legislação que a obriga a repartir o dinheiro com os estados brasileiros. O governo mineiro já enviou ofício ao presidente Michel Temer cobrando o repasse das verbas – medida que será seguida por outros governadores.
Durante o evento, o governador também ressaltou a importância de os deputados mineiros voltarem o olhar para as demandas da população, empenhando suas emendas nos setores corretos. “Nós estamos registrando aqui um encontro feliz de parlamentares que trabalham incansavelmente pela causa do bem comum, pela causa das suas coletividades, e das comunidades que eles representam. De um lado, os prefeitos e prefeitas, os agentes públicos que são mais próximos da população. Aqueles que conhecem mais de perto e profundamente o sofrimento das pessoas e que sabem aquilo que é preciso fazer para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, da nossa gente”, reforçou.
O prefeito da cidade de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, reconheceu a importância da entrega dos veículos às prefeituras mineiras. “Se está difícil para os prefeitos devido à falta de recursos, imagina para o governador, que precisa cuidar de 853 municípios. Sabemos da vontade do governador de solucionar os problemas. Precisamos do empenho de todos nós. Agradeço ao governador por cumprir com os compromissos assumidos, reforçou”.
O deputado estadual André Quintão reforçou o empenho dos parlamentares para, junto com o Governo de Minas Gerais, realizarem mais entregas que efetivamente mudem a vida dos mineiros. “Esse evento resgata o compromisso do Governo com o Legislativo. O cumprimento de emendas parlamentares é muito importante. Nosso governo tem qualidade e diferencial, e se preocupa primeiro com as pessoas. Quando distribuímos veículos, não é só para ficar exposto na porta de uma secretaria, mas sim para garantir o atendimento a uma comunidade distante. O governo está fazendo o que é prioridade dentro da realidade que foi encontrada” afirmou.
Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Saúde, Nalton Moreira; de Cidades e Integração Regional, Carlos Murta; de Governo, Francisco Moreira; de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais; Epaminondas Pires de Miranda; os deputados federais Odair Cunha e Reginaldo Lopes; os deputados estaduais Ulisses Gomes, Paulo Guedes, Marília Campos, Geisa Teixeira, Jean Freire, Cristiano Silveira e Rogério Correia; prefeitos, vereadores e lideranças municipais.