O Cruzeiro inicia a semana com foco total para o jogo contra a Universidad de Chile, pelo Grupo 5 da Libertadores, na próxima quarta-feira. Depois da derrota em casa para o Grêmio (1 a 0), na estreia do Brasileirão, o time celeste tem a oportunidade de se recuperar na competição continental e ainda melhorar o desempenho contra clubes que disputam as principais divisões dos seus países.
A Raposa tem ótimo desempenho da temporada. O clube foi campeão mineiro com sobra e é considerado por muitos como um dos principais times do Brasil. No entanto, um recorte na campanha celeste deixa um alerta: o aproveitamento contra clubes das séries A pode ser considerado razoável.
Considerando o Campeonato Mineiro, a Libertadores e o Brasileirão, a Raposa fez sete partidas contra times de primeira divisão. Venceu três, empatou um e foi derrotado em outros três.
Pelo Estadual, são duas vitórias sobre o Atlético (1 a 0 e 2 a 0) e uma sobre o América (1 a 0) e uma derrota para o Galo (3 a 1).
Pela Libertadores, o time celeste ainda não venceu. Foi goleado pelo Racing, por 4 a 2, na Argentina, e ficou no empate sem gols com o Vasco, no Mineirão.
Por fim, o time estreou no Brasileirão com derrota de 1 a 0 para o Grêmio, no Gigante da Pampulha, no último final de semana.
‘Obrigação de vencer’
Os resultados inesperados nas duas primeiras partidas da Libertadores obrigam o Cruzeiro a vencer a Universidad de Chile fora de casa. O zagueiro Dedé, um dos pilares da defesa celeste, reconhece que a missão é complicada, mas não um ‘bicho de sete cabeças’.
“Será um jogo difícil, mas temos que colocar nosso potencial em prática”, disse o defensor reconhecendo a obrigação de vencer. Além de confiar no poder de superação do atual elenco, Dedé lembra que o Cruzeiro já superou o adversário desta quarta-feira na Libertadores de 2014, quando o time celeste foi ao Chile com a obrigação de vencer para se recuperar na competição continental. Naquele ano, o time, que venceu por 2 a 0, era comandado por Marcelo Oliveira.
“Vai ser importantíssimo esse jogo. De suma importância para a nossa caminhada na Libertadores. Tivemos a oportunidade de jogar a Libertadores 2014, com essa mesma dificuldade que estamos tendo. A gente tem a obrigação de ganhar. Temos que buscar as coisas positivas. Em 2014, jogamos um bom futebol e conseguimos a vitória. Ficamos a um passo da classificação naquela época”, relembrou.
O Cruzeiro viaja nesta terça-feira para o Chile. A equipe treina em Santiago na próxima quarta e, na quinta, tem o desafio pela competição continental.
Desempenho do Cruzeiro contra equipes que disputam a elite de seus países:
Campeonato Mineiro:
Cruzeiro 1 x 0 América
Atlético 0 x 1 Cruzeiro
Atlético 3 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Atlético
Copa Libertadores:
Racing 4 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 Vasco
Brasileirão:
Cruzeiro 0 x 1 Grêmio