O vereador Adélio Martins da Costa “Decão” (MDB) apresentou esta semana o projeto de lei 25/2018 que institui em Itabira o “Dia Municipal do Motociclista”. O dia escolhido por ele é o último domingo de julho, quando poderão ser desenvolvidas ações educativas através de palestras, seminários, conferências, além de atividades culturais e de lazer, “com a participação do Poder Público, instituições e autoridades”, segundo versa o projeto.
A matéria foi lida durante a reunião ordinária desta terça-feira (24) e deve ser apreciada pelos vereadores nesta quinta-feira (26) ao longo da reunião de comissões.
Segundo o texto apresentado por Decão, as atividades poderão ser organizadas por meio de uma parceria entre o Poder Público com a iniciativa privada para promover campanhas educativas e preventivas sobre segurança no trânsito, direção defensiva e prevenção de acidentes.
Em sua justificativa ao apresentar o projeto o vereador fez questão de distinguir as os motociclistas dos motoboys. Segundo ele, seu projeto tem como objetivo homenagear aqueles que usam a motocicleta como hobby.
Decão também diferenciou os estilos de cada motociclista. “Por exemplo, os motociclistas do estilo speed são os que mais correm, pois suas motos são de altíssima cilindrada e a arrancada é imediata. Esses, por sua vez, tem e muito, que usar os mais reforçados equipamentos de proteção para motos, já o pessoal do estilo custom, como Harley Davidson , Shadow, dentre outros, costumam andar em velocidades muito menores, afim de apreciarem a paisagem, o trajeto, antes de chegarem ao destino”, diferenciou o vereador.
Caso seja liberado, o projeto deve entrar para a pauta de votação na próxima quarta-feira (2) durante a reunião ordinária, que devido ao feriado do dia 1º de maio, Dia do Trabaho, deve ser realizada no dia seguinte.