Policiais federais fazem, nesta quinta-feira (3), uma operação contra doleiros no Brasil e no Uruguai, um desdobramento da Lava Jato. Estão sendo cumpridos 43 mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária em Minas Gerais, outros três Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul) e Distrito Federal – e também no Paraguai e Uruguai, além de 51 mandados de busca e apreensão.
Em Minas, os mandados são cumpridos em Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima. Policiais buscam possíveis clientes e de doleiros relacionados à lavagem de dinheiro do ex-governador Sérgio Cabral (MDB).
* LEIA MAIS
Mais de 40 mandados de prisão – Lava Jato mira doleiros suspeitos de movimentar US$ 1,6 bi em 52 países
O esquema, conforme a delação dos doleiros Vinícius Vieira Barreto Claret, Juca Bala e Cláudio Fernando Barbosa (Tony), teria lavado R$1,6 bilhão por meio de um sistema chamado Bank Drop, formado por 3 mil offshores, em 52 países.
Em conjunto com o Ministério Público Federal e por determinação do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, a ação tem por objetivo desarticular um esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa. A operação conta com o apoio da Receita Federal e de autoridades uruguaias.