Os vereadores decidiram aprovar na próxima terça-feira (8) o projeto de lei que institui no município o Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob). Encaminhado à Câmara Municipal pelo prefeito Ronaldo Magalhães (PTB), o projeto na verdade foi desenvolvido pelo seu antecessor, Damon Lázaro de Sena (PV), que teve como base os estudos desenvolvidos pela empresa Tectran.
O projeto de lei estabelece as diretrizes para a implantação do plano, que custou aos cofres públicos exatos R$ 722.222,06, pagos para a realização dos estudos envolvendo o levantamento de dados relacionados ao trânsito e à própria cidade, como por exemplo a localização dos pontos comerciais e os principais pontos para onde a cidade cresce.
Como o plano foi desenvolvido ainda no governo anterior, o presidente da Comissão de Legislação Justiça e Redação da Câmara, vereador André Viana Madeira (Podemos), explicou que o projeto passará por revisões e possíveis modificações. O PlanMob deverá ser revisado em conjunto com o Plano Diretor de Itabira, ainda este ano.
André Viana defendeu ações rápidas e necessárias para a melhoria da mobilidade urbana em Itabira, principalmente no Centro da cidade.
“Precisamos aplicar melhorias na mobilidade de Itabira. Itabira é uma cidade de população jovem, porém com uma estrutura urbana provinciana. A cidade possui patrimônio histórico, alguns deles tombados, então a gente convive com este conflito. Além de que a cidade vem crescendo para os lados”, observou o vereador.