G1
A Coreia do Norte adotou o mesmo fuso horário da Coreia do Sul, informou nesta sexta-feira (4) a agência estatal KCNA. Agora, toda a Península Coreana está 12 horas à frente da hora de Brasília.
A questão do fuso foi um dos pontos acertados na cúpula entre Kim Jong-un e Moon Jae-in em Panmunjon, na zona desmilitarizada, no fim de abril.
“A adoção do fuso horário é a primeira medida prática após a histórica terceira cúpula Norte-Sul para acelerar o processo em que o Norte e o Sul vão se tonar um (só país)” diz a KCNA.
‘Imperialistas japoneses’
O regime de Pyongyang havia atrasado os relógios em 30 minutos, ficando defasado do fuso de Seul e Tóquio, em agosto de 2015.
A medida marcou o 70º aniversário da libertação da península coreana do reinado colonial japonês (1910-1945), e, na época, o governo norte-coreano, por meio da KCNA, informou que “os cruéis imperialistas japoneses cometeram muitos crimes imperdoáveis, até o de privar a Coreia de sua hora padrão enquanto pisavam suas terras sem piedade”.
A hora da Coreia costumava ser do fuso GMT + 08h30, o que foi modificado pelo Japão, em 1912, quando o mudou para GMT + 09h00. A Coreia do Sul também modificou seu horário, em 1954, para marcar a ruptura com o Japão, mas retrocedeu em 1961, quando Park Chung-hee chegou ao poder via golpe militar. O dirigente resolveu que os dois principais aliados dos Estados Unidos na região – Seul e Tóquio – deveriam caminhar juntos.