Mastigar chicletes é um hábito bem comum, mas que tem um impacto grande no meio ambiente, já que um único chiclete demora cinco anos para se decompor. Pensando nisso, uma empresa britânica resolveu reciclar os chicletes descartados nas ruas e transformá-los em acessórios como sapatos, copos e até pentes.
A ideia é de Anna Bullus, que criou a empresa Gumdrop: “É um material incrivelmente útil e algo que simplesmente acaba nas nossas ruas quando poderíamos estar fazendo algo com ele”.
Segundo a agência Reuters, que entrevistou Anna, a cada ano mais de 374 trilhões de chicletes são produzidos e mastigados. Isso equivale a 100 mil toneladas de chiclete.
Anna desenvolveu sua ideia depois de aprender que o principal ingrediente dos chicletes é uma borracha sintética- um tipo de polímero similar ao plástico. Ela percebeu que poderia reciclar os chicletes e transformá-los em algo novo.
“Este é um projeto que estamos trabalhando no momento em parceria com uma produtora de sapatos do Reino Unido. E esperamos que eles possam começar a ser vendidos ao final deste ano. Como você pode ver, as solas são feitas do material reciclado”, diz Anna ao mostrar um dos sapatos com a sola de material reciclável.
E como eles fazem para recolher os chicletes já mastigados? Anna desenvolveu uma pequena caixa rosa na forma de uma bola de chiclete para que as pessoas descartem seus chicletes.
“A ideia é que você jogue seu chiclete mastigado ali e, uma vez que estiver cheia, toda a caixa será reciclada. Podemos fazer três novas caixas a partir de uma única caixa cheia”, diz Anna. As caixinhas rosas já podem ser vistas em diversos pontos do Reino Unido, incluindo na Universidade de Winchester.
Desde que a Universidade instalou as caixas, há 18 meses, uma melhora já foi percebida no local: “Certamente reduziu a quantidade de chicletes que vemos nas áreas mais movimentadas da universidade e espero que reduza também o número de chicletes encontrados embaixo das mesas nas salas de aula”, declarou Liz Harris, do departamento de meio ambiente da universidade.
Desenvolver uma receita biodegradável de chiclete ainda é um desafio para as empresas. Enquanto este dia não chega, reciclar os chicletes mastigados parece uma boa ideia. (Reuters/G1)